Artigos / O que é a Psicoterapia Breve?

O que é a Psicoterapia Breve?

Autoria: Miriam Altman

o que é a Psicoterapia Breve ?

Hoje em dia a psicoterapia já está sendo aceita com menos preconceitos por um número cada vez maior de pessoas. Isso é muito bom porque é a única forma dos indivíduos poderem se beneficiar da ciência que se dedica a estudar e compreender a mente humana.

Já não se trata mais de pensar que somente procura um profissional quem está louco ou muito perturbado, ao contrário, quanto antes a pessoa que está sofrendo buscar ajuda, mais possibilidades de dar uma boa solução para seus problemas ela terá. Infelizmente a maioria de nós fica protelando, empurrando os problemas e conflitos com a barriga o que só pode piorar a situação.

A psicoterapia breve é uma forma nova de atendimento em que a pessoa pode se beneficiar para sair de uma crise emocional aguda. Pode também ajudar o paciente a focar a atenção em algum problema e soluciona-lo de uma forma nova e melhor.

Ás vezes a pessoa precisa de algum tipo de ajuda psicológica mas não pode arcar com uma terapia longa e dispendiosa, então, em muitos casos a técnica breve pode ser indicada para prevenir que a situação se agrave.

Num número reduzido de sessões o profissional pode conhecer o paciente, investigando os vários aspectos de sua vida e personalidade e ajuda-lo a compreender melhor o que se passa com ele, e o que o levou a chegar a um estado de angústia, desespero e depressão.

Não é uma solução mágica dos problemas, mas pode ajudar a pessoa a encontrar soluções mais adaptadas para sua vida.